Também chamada de Tinea Versicolor , “Pano Branco” , ” Micose de Praia” , é uma micose superficial da pele, causada pelos fungos do grupo Malassezia spp. Esta levedura faz parte da flora da pele normal, estando presente em 90% da população. Diante de condições de umidade, queda da imunidade, excesso de suor, pode levar ao surgimento da dermatose. Transmissão interpessoal não é frequente.
Se manifesta como manchas de cores variadas ( marrom , branca, avermelhada), com discreta descamação, às vezes com prurido, principalmente na parte superior do tórax e dorso e membros superiores. Costuma ser percebida após exposição solar pois a pele normal bronzeada faz contraste com a pele acometida que não bronzeia.
Em pessoas com predisposição, pode ter carácter recidivante.
O tratamento pode ser feito com antifúngicos tópicos ou via oral, assim como shampoos a base de antifúngicos e ácido salicílico, por até 4 semanas, dependendo do caso. Os antifúngicos via oral não devem ser usados indiscriminadamente sem prescrição médica devido risco de agressão hepática.
Pode ser confundida com outras condições como Pitiríase Alba, Pitiríase Rósea, Vitiligo, Hanseníase, entre outras.
Consulte um Dermatologista para diagnóstico e tratamento corretos.